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Mídia multiplicada

O quinto poder

Blogueiros incomodam a mídia tradicional e agora também as marcas; se o conteúdo é o rei, por que alguns proclamam que o rei (a mídia tradicional) está morto?

Ilustração: Gabriela Yaroslavsky.

 

A Vogue e a loja de departamentos americana Neiman Marcus acusam os blogueiros de moda de serem os responsáveis por parte dos problemas enfrentados pelo mercado fashion, segundo o blog de tendências Quartz.

A revista americana classificou como patético e ridículo o hábito dos blogueiros trocarem constantemente de roupas e posar para fotos de street-style para preencher suas redes sociais de conteúdo.

A Neiman Marcus também culpou os blogueiros por seu quarto semestre consecutivo de queda nas vendas. De acordo com a loja, com a velocidade dos posts, quando as novidades finalmente chegam às lojas, o público já está tão familiarizado com a nova coleção que o impulso de compra já foi controlado.

Apesar de serem reclamações distintas, ambas possuem uma mesma origem: os “guardiões da moda” não são mais os mesmos que antigamente. Hoje, publicações e lojas de luxo que antes ditavam o mercado, se veem obrigadas a competir com as demandas de satisfação espontânea geradas pelos blogs.

Outra grande modificação que a internet trouxe para esse mercado foi democratizar o acesso às novidades criadas a cada estação. Hoje qualquer pessoa com acesso à internet pode publicar imagens dos desfiles ou dizer o que, ou não, vestir. Estas atividades foram por muito tempo exercidas com exclusividade por uma “elite fashion”, que incluía a própria Vogue - e isso afetou diretamente o ramo das publicações de moda.

Curiosamente, esses mesmos veículos se beneficiam dos blogs, segundo análise da Quartz, ao publicar fotos desses influenciadores em suas revistas e, principalmente, em suas redes sociais, atraindo os fãs dos blogs e agradando marcas que podem se tornar grandes clientes.

Vale lembrar a resposta que a blogueira Shea Marie postou em suas redes essa semana, a imagem de um post feito pela Vogue de uma de suas fotos com a seguinte legenda

Alguém consegue adivinhar qual foi a foto da Vogue que recebeu (de longe) o maior número de likes e comentários na New York Fashion Week? Uma foto de street-style minha e da @carovreeland. Irônico...

Alguns ainda argumentam que blogueiros se tornam alvos fáceis de ser comprados pelas marcas, uma vez que não existe nenhuma grande publicação, ou qualquer outra instituição, que os proteja. A Quartz termina com uma pergunta: “será que eles realmente precisam disso?”.

Entender as dinâmicas desse novo cenário, bem como a influência exercida pelos blogs, é muito importante para que os profissionais de comunicação, Relações Públicas e assessoria de imprensa consigam utilizar essas novas ferramentas para atingir de maneira eficiente seus públicos.

Publicado em Tue Oct 04 14:53:00 CDT 2016