News

Voltar

O que é?

Relações Públicas

Surgida nos EUA no início do séc. XX, RP é uma das disciplinas de comunicação mais importantes para o branding

 

Relações Públicas, ou RP, é uma atividade da comunicação que reúne profissionais especializados em desenvolver relações e conexões com segmentos específicos de públicos.

A atividade surgiu nos EUA com o nome inicial de “Propaganda” mas logo em seguida acabou-se adotando o nome de “Public Relations”, ou PR. A atividade teve início no começo dos anos 1.900 por obra de dois profissionais da comunicação – Edward L. Bernays e Ivy Lee - que desenvolveram, cada um a sua maneira, um trabalho de criação ou defesa de reputação de grandes industriais, celebridades ou marcas.

Durante muitos anos o principal público do RP era a imprensa, uma vez que bastava aproveitar o seu poder de influência para promover mudanças comportamentais ou zelar pela imagem de pessoas que tinham grandes poderes e riqueza. Com o tempo, os profissionais de RP criaram métodos eficientes de comunicação e interação com segmentos específicos de públicos como parlamentares, funcionários ou famílias de funcionários, agentes públicos, investidores e fornecedores.

Hoje o RP é uma das atividades mais importantes para o “Branding”, área da comunicação que revela os significados reais das marcas.

A área de RP compreende uma série de disciplinas de comunicação. A Assessoria de Imprensa é uma das mais conhecidas. A área de consultoria e gerenciamento de crises é fundamental em qualquer situação de dano à imagem de uma marca. A identificação e interação com influenciadores tem crescido bastante nessa nova era digital.

Veja também o link “Serviços” que traz uma lista de trabalhos que uma empresa de Relações Públicas como a Art Presse oferece.

Publicado em Fri May 27 13:59:00 CDT 2016